domingo, 29 de março de 2009



AVALIAÇÃO NA PRÉ ESCOLA










PORTFÓLIO















http://elisakerr.wordpress.com/2007/10/31/o-que-colocar-no-portfolio/





http://www.ppge.ufjf.br/publicacao/texto-raquel_lusardo.pdf





http://educanaweb.googlepages.com/Oporteflionaavaliaodecompetncias.pdf








http://www.box.net/shared/htdssu7qn3



FONTE:http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com/search?updated-max=2009-03-07T14%3A41%3A00Z&max-results=20
















































AVALIAÇÃO















MÁSCARAS DE COELHOS


































FIZ PARA OS MEUS ALUNOS.

MENINOS











PALHAÇO LEGAL




RECEBI ESSE PALHAÇO DE UMA PROF.E ACHEI MUITO LEGAL.QUE CRIATIVIDADE.....


PLANEJAMENTO ESCOLAR
Apesar de o planejamento ser visto por muitos professores como mais
uma exigência das instituições, ele é seu braço direito e garante um resultado positivo em termos de rendimento. O planejamento deve refletir a postura do profissional em sala. Se ele for elaborado apenas para cumprir normas e não olhar para o aluno, torna-se maçante e não funciona. Um planejamento baseado em um posicionamento contrutivista não se baseia apenas em objetivos de ensino e itens previamente definidos para traçar os planos de aula. O planejamento é passível de alterações à medida que as necessidades das crianças aparecem, elas contribuem ativamente para o processo porque trazem para as aulas suas dificuldades e repertório de vida. Ao contrário do pensamento construtivista o ensino tradicional não se preocupa com o que a criança pensa ou gostaria de saber.
Deve-se smpre ouvir o que a criança tem a dizer e com base nas suas dúvidas, experiências, questionamentos e relatos planejar com a criança e para a criança.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.

volume 1
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

volume 2
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

volume 3
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf